segunda-feira, 1 de junho de 2009

Quando é Necessário Partir


Meu coração ficou apertado quando recebi aquele e-mail... Pastor Mateus Ferraz, homem que tem perseverado conosco há anos, liderando jovens, pregando o evangelho e ministrando com o Ministério Canto do Céu, enviou-nos um e-mail dizendo que, devido a sua mudança para o Canadá, onde fará o curso de mestrado em estudos cristãos, estava vendendo seus móveis.
Aprendi muito com esse homem que é apenas alguns anos mais velho que eu. Numa época em que estava firme na igreja, mas com o coração dividido entre dois senhores, ouvi este homem pregar nos cultos de sábado a noite da juventude, palavras que me levaram a uma postura diante do Pai. Estivemos juntos em acampamentos, cultos, vigílias e agora ele escrevia dizendo: Estou indo embora!
A primeira coisa que pensei quando li aquele e-mail foi: “Pastor Mateus, não vá, fique conosco, você não precisa ir!” E imediatamente lembrei e pude, em escala inferior, sentir o mesmo que Pedro quando ouviu Jesus falar que iria partir, que era necessário ao Filho do Homem ir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, principais sacerdotes e dos escribas e depois ser morto e ressuscitar no terceiro dia. (Mt. 16.21)
Pedro quis repreender Jesus dizendo que aquilo não aconteceria: Fica Jesus, não vá, não é necessário ir à Jerusalém, fique conosco!
O sentimento humano, que não foi criado para conviver com a perda, clama forte no coração. Sempre queremos próximos de nós aqueles que amamos: um pastor amoroso nunca quer ver sua ovelha partir, um amigo verdadeiro não deseja perder o endereço de seu companheiro de lutas, uma mãe não quer morar a mil quilômetros de seu filho, um casal de namorados apaixonados não deseja ficar uma semana sem se ver, o Deus amoroso jamais quer que o homem esteja longe dele.
Foi por causa disso que naquele momento Jesus teve que dizer “não” a Pedro. Havia um propósito maior, muitos viriam ao Pai através Dele, Nele o homem seria reconciliado com Deus. Nele a intimidade entre o homem e Deus, entre criatura e criador, entre adorado e adorador voltaria a existir. Jesus mesmo em meio à dor e sofrimento foi a Jerusalém e cumpriu aquilo que havia sido profetizado a seu respeito, foi humilhado, cuspido, torturado, tratado como bandido e maldito na cruz. Como ovelha muda não abriu a boca, padeceu na cruz, mas ressuscitou ao terceiro dia, aleluia! Agora pode ver o fruto do seu trabalho e ficar satisfeito.
Por causa dele estamos aqui hoje, temos vida e conhecemos a Deus, por causa dele podemos compartilhar neste blog, por causa dele o Pastor Mateus está indo para o Canadá.
A tristeza momentânea não pode se comparar à alegria futura, Pastor Mateus voltará com sua família em cinco anos, mas todo ano estará nos visitando. Continuaremos em contato por e-mail e pelo seu blog (que aconselho que você visite clicando no link ao lado do artigo), quanto a Jesus, ele voltará em breve! E ele nos deixou o Espírito Santo para que estivesse conosco todos os dias, o Espírito consolador, que nos convence, do pecado, da justiça e do juízo; que nos guia a toda verdade.
Como um cartão postal, um telefonema, um e-mail, Jesus continua falando conosco, revelando o seu sonho, contato seus segredos, dizendo que nos ama, que está com saudades e que em breve estaremos juntos!


Call Moreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, vc conseguiu descrever exatamente o mesmo sentimento que tive ao saber da confirmação da partida do Pastor Matheus. Vontade de pedir pra ele não ir, mas tenho aprendido com 2 amigas (mais que amigas na verdade) que o amor verdadeiro é libertador e possibilita ao outro alçar vôos mais altos e distantes se necessário, se assim Deus o quiser. Desejo sucesso ao nosso pastor querido e a sua família! Que o Senhor os abençoe grandemente!
bjus
Fernanda