quarta-feira, 1 de julho de 2009

Derrotando o gigante, obtendo a vitória


Há algum tempo, eu estava em uma roda de amigos com uma mensagem em meu coração, que ouvira em uma pregação do Pr. Jeremias Pereira. A pregação baseada em Josué 14.6-15 falava como Calebe, um senhor de 85 anos, reivindicou Quiriate-Arba (Hebrom) que era uma promessa feita à ele 45 anos antes, por intermédio de Moisés.
Hebrom era uma terra de gigantes e o Pr. Jeremias chamou nossa atenção para o versículo 14 deste mesmo capítulo que diz que Josué o abençoou e Hebrom passou a ser de Calebe, porém os gigantes ainda estavam lá, as cidades ainda eram fortificadas e os inimigos ainda não haviam sido expulsos de Hebrom.
Então disse aos meus amigos dentro do assunto em que estávamos conversando: Deus já nos abençoou, o que nos falta é lutarmos e derrubarmos os gigantes!
Se continuarmos a leitura bíblica veremos no capítulo 15 o bom e velho Calebe expulsando os filhos de Anaque de Hebrom e tomando posse da promessa de Deus.
Quando leio sobre gigantes na bíblia, lembro-me de outro gigante filisteu que foi derrotado por um jovenzinho, pastor de ovelhas, e comparando estes dois textos, cujos protagonistas são Calebe e Davi, encontro três elementos que nos são necessários para derrotarmos os gigantes e obtermos a vitória:
1 – CONFIANÇA NA PROMESSA DE DEUS – É Ele quem abençoa, quem faz a promessa e cumpre-a, o nosso trabalho é apenas confiar Nele. Deus não precisa de nós para operar um milagre ou conceder-nos uma bênção, mas como Pai amoroso Ele nos deixa “ajudá-lo” no milagre, assim como um pai deixa seu filhinho pequeno “ajudá-lo” a consertar o carro simplesmente pegando um alicate ou uma chave na caixa de ferramentas e dando em suas mãos. Da mesma forma, Deus permite que nós assinemos com Ele uma obra de arte mesmo sendo Ele o único autor.
2 – OUSADIA – O que você me diz de um velho de 85 anos querendo desembainhar uma espada? Ou um jovem sem experiência alguma em batalhas disposto a enfrentar um gigante que lutava desde que ele era bebê?
Imagine esta cena hoje: fim de ano, câmeras e repórteres concentrados em São Paulo fazendo a cobertura da corrida de São Silvestre, entrevista com campeões, brasileiros, quenianos e outros "feras" do momento, pessoas comuns que se reuniram em caravanas de diversas partes do Brasil, atletas sem glamour, que simplesmente querem completar a maratona independente da colocação. Um repórter então, entrevista um senhor idoso, com pernas finas, costa encurvada e um calção esquisito, pergunta ao velho se ele estava com uma caravana ou quantos quilômetros pretendia correr, mas ouve uma resposta incisiva daquele homem, que franze a testa e diz que estava ali para vencer em primeiro lugar!
Com certeza você e eu daríamos risadas desta cena, acharíamos que o velho está brincando, está louco ou não sabe o que está dizendo. E o que você acha que pensaram de Calebe e de Davi?
Quando agimos em Deus, movidos pelo espírito de ousadia que Ele nos dá, seremos criticados, zombados e tidos como malucos! Mas lembre-se de que também riram de Jesus quando ele foi ressuscitar a filha de Jairo.
A ousadia é necessária para irmos com tudo para cima do gigante, não com força humana, não confiando em nós mesmos, mas em nome do Senhor dos Exércitos.
3 – ESTRATÉGIA – Das muitas características de Deus, digo que uma delas é ser Ele estratégico e capacita seus filhos para vencer com sabedoria. Davi matou o gigante decapitando-o, mas antes o derrubou com uma pedra. Calebe conquistou Quiriate-Arba (Hebrom), lutou e expulsou os filhos de Anaque daquele lugar, mas quando chegaram a Quiriate-Sefer (Debir), ele não lutou, virou para os que estavam com ele e disse: Quem quiser ser meu genro conquiste estas terras!
Digo a você o mesmo que disse aos meus amigos: Deus já te abençoou, derrote o gigante! Não importa se te chamam de louco, o Deus que prometeu é fiel para cumprir. Seja co-autor da vitória com o Pai, confie Nele, aja com intrepidez e tenha atitudes sábias orientadas pelo Pai.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”
(Efésios 1.3)


Autor: Call Moreira
Correções: Elaine Massuco

Nenhum comentário: