segunda-feira, 14 de junho de 2010

Igreja ou Supermercado?

Igreja ou Supermercado?

Igrejas e supermercados têm muito em comum.
Ambas têm local fixo, umas são maiores outras, menores, possuem um público frequente e outro de passagem, têm um ambiente acolhedor para que as pessoas não tenham pressa de sair: de um lado música ambiente, de outro ministério de música. De um lado folheto promocional, do outro boletim. De um lado promoções para atrair as pessoas, do outro encontramos alguns líderes querendo fazer o mesmo!
As pessoas vão ao supermercado porque precisam satisfazer suas necessidades, na igreja, também.
O perigo de tal comparação é pensarmos que a igreja é um supermercado e assim agirmos como gerentes, encarregados e fiscais de caixa. Se eu achar que ambas são iguais posso sair de casa em um domingo a tarde e ao invés de ir para a comunhão com meus irmãos, acabar dando um passeio no Walmart!
Citarei apenas alguns pontos que diferenciam a “igreja supermarket” da verdadeira igreja de Jesus Cristo.
Membro não é cliente. A igreja deve sim pregar e tentar arrebatar o maior número de pessoas, pois existem multidões de perdidos, mas se seu foco é apenas a quantidade de pessoas em suas reuniões, não importando quem são, o que estão precisando, quais suas feridas e magoas, sonhos e necessidades, estará fugindo do propósito pela qual foi criada. Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja, o desejo Dele é que destruamos as cadeias e portões que aprisionam vidas e não que tenhamos uma planilha de Excel capaz de nos dar dados estatísticos detalhados do fluxo de pessoas. Um supermercado não se preocupa se o cliente “A” foi ou não este mês, desde que outros tenham vindo em seu lugar e o volume de vendas não caia. Temos que ter consciência de que todo aquele que Deus nos tem dado para cuidar teremos que prestar conta a Ele!
Nem só de “promoções” vive a igreja. A alma humana adora a variedade! Por isso dificilmente teremos resistência se apresentarmos constantemente ao “publico” um pregador ou ministro de louvor visitante. Ainda mais se for uma pessoa conhecida no meio cristão. Mas embora seja bênção sermos ministrados por tais irmãos, não é isto que sustenta a igreja. O caráter cristão é desenvolvido dia após dia e os frutos perceptíveis não nascem num “show gospel” ou numa “pregação avivada” e sim no caminhar lado a lado. Pessoas são despertadas nas grandes multidões, mas será o discipulado que fará a diferença em suas vidas. A questão é que discipular dá trabalho, exige tempo e dedicação e são poucos os que querem pagar o preço deste investimento em uma vida. Uma igreja que não investe no crescimento espiritual de cada membro é uma igreja debilitada e frágil.
Igreja não é lugar de compras. Lembro de algumas aulas na faculdade em que aprendi sobre produto intangível. Produto intangível é aquele que não se pode pegar, é algo abstrato. Um exemplo seria: uma viagem, uma ida ao parque, ao teatro ou a um concerto musical. Você paga o valor e desfruta daqueles momentos.
Muitas pessoas entram nas reuniões semana após semana com este mesmo pensamento. Vão ali para ter um momento agradável e depois voltar à sua rotina. “Pagam” seus dízimos, vestem uma boa roupa, seguem alguns preceitos e ao se assentarem nas cadeiras do templo quase que perguntam: E aí? O que vocês têm de bom para mim hoje?
Não vejo em nenhum lugar da Bíblia que igreja é algo perto disto. Já no antigo testamento víamos que as pessoas vinham ao templo para adorar, o sentimento em seus corações era de prostrar-se, render-se e entregar-se, na igreja primitiva vemos tudo isto e com uma palavra a mais: compartilhar. Culto nunca teve haver com satisfazer o nosso ego e buscar nossa vontade.
A igreja existe para proclamar o evangelho de Jesus, para expressá-lo, para fazer o nome dele conhecido não pela mídia, mas pelo amor. Se estamos voltando para casa domingo após domingo cheios e não vazios de nós mesmos, estamos vivendo qualquer coisa menos o ser igreja.

No amor:
Call Moreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Amado irmão, a paz do Senhor Jesus ! Estou enviando um link de nossa página, para que vejam nosso vídeo.. Se tiver interesse entre em contato. http://www.maranatah.com/bateria.htm

Atenciosamente,

Roberto Fonte