quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mente Dividida

Toda vez que inicio uma viagem pelo livro de Tiago, logo de cara esbarro no versículo 8 do capítulo 1: “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.
É sobre este tipo de pessoa que quero falar hoje: homem de ânimo dobre, mente dividida, sem firmeza, vacilante. A pessoa de mente dividida tem algumas características que vou citar aqui.
Dúvida – a dúvida é o oposto da fé, enquanto a fé tem seus alicerces na certeza das coisas que se esperam e não se vêem (Hb 11.1), a dúvida é a semente da incredulidade, uma praga pequena mas capaz de destruir um exército. A dúvida lança suas flechas em nossa mente e nos pergunta: “mas e se...?”, “mas... será?”.
Aquele que dá ouvidos a voz da dúvida começa a considerar outro caminho que não seja a certeza e a convicção, perde a fé e cai na incredulidade.
Tiago nos diz que o que duvida é como a onda do mar, que vai e que vem, uma hora confia e noutra hora tem dúvida, hoje esta em pé, mas amanhã está prostrado. Seus alicerces estão firmados na areia, sem firmeza e por isso é incapaz de permanecer ao sopro dos ventos.
Inconstância - A inconstância espiritual dessa pessoa se dá por não ter o único combustível aceitável e eficaz na caminhada cristã, a fé. Sem ela não se pode agradar a Deus. É pela fé em Cristo que somos salvos, é pela fé que aguardamos a sua vinda, é pela fé que conseguimos não tomar a forma do mundo e ter esperança.
Esta fé não é a mesma fé pregada no mundo que não passa de um pensamento positivo ou de um desejo que coisas boas aconteçam, não é uma fé baseada em um “bom dia” ou “feliz ano novo” que na verdade não passa de um mero cumprimento e educação. Esta fé em Deus tem em sua composição a plena certeza de que Deus é capaz.
Não tem o favor de Deus – O versículo sete do primeiro capítulo de Tiago mostra uma verdade dura e incontestável “Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa”.
Aquele que tem a mente dividida não tem o favor de Deus, sua oração não será ouvida, suas petições não serão respondias porque embora exista palavras em sua boca, seu coração e sua mente não confiam no Senhor.
Mas para aqueles que confiam, a Bíblia nos diz que são como montes que não se abalam, são pessoas de firmeza, Deus ouve com atenção e com sua poderosa mão estendida derrama bênção, favor e livramento.
Reflita nesta mensagem, veja em você se existem comportamentos de uma pessoa com mente dividida, ouça o conselho de Tiago 4.8: “vocês que têm a mente dividida, purifiquem o coração”, peça perdão a Deus por todo momento de dúvida, todo comportamento inconstante, confie no Senhor e ele fará grandes coisas, eu disse: grandes coisas, por amor a você.

No amor de Cristo:
Call Moreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido amigo, que texto lindo e como ele falou ao meu coração profundamente. Foi Ele quem me direcionou à essa página nesse dia, pq Ele sabe do que precisamos né?!
Obrigada pela partilha... que Ele continue iluminando sua mente e seu coração!
Abraços!
Ferzera