domingo, 24 de fevereiro de 2013

Consequências do Engano


Quem já viveu alguns aninhos, lembrará facilmente dos “Irmãos Metralhas” personagens da Disney, esta família tinha algo em comum, todos eram voltados para o crime e juntos formavam uma quadrilha de ladrões.
Na bíblia também temos a história de uma família que também tinha algo em comum, o engano. Protagonizam nesta história: Jacó, que talvez seja o personagem da Bíblia mais conhecido por ser enganador, sua mãe Rebeca, seu sogro Labão e sua mulher Raquel.
Jacó enganou seu irmão e seu pai para obter os direitos de filho mais velho, e isto significava muito, envolvia a bênção para ser um homem rico e de autoridade sobre a terra.
Rebeca, a doce Rebeca que foi mulher de Isaque, também foi a mulher que aproveitou da deficiência visual do seu marido para enganá-lo. Rebeca incentivou seu filho Jacó a enganar o próprio pai, foi ela quem planejou tudo para que Isaque sem saber abençoasse Jacó no lugar de Esaú, simplesmente porque ela gostava mais de um filho do que de outro.  Seu plano deu certo, mas é claro que gerou contenda entre os dois irmãos e quando Rebeca viu a tragédia que estava pra acontecer na família, mas uma vez enganou seu marido, usou a desculpa de que Jacó deveria ir até seus parentes procurar uma esposa, quando na verdade estava fazendo que ele fugisse para não ser morto pelo seu irmão.
Labão era extremamente ganancioso, venderia até a mãe, mas como não teve oportunidade vendeu a irmã, quando viu que o homem que estava disposto a se casar com ela era homem de posses, não pensou duas vezes pra fechar negócio. Viu também em sua filha oportunidade pra levar vantagem e enganou Jacó fazendo uma promessa de trabalhar sete anos de graça pra se casar com sua filha e ao final do prazo, apresentou as letras miúdas do contrato dizendo que não era bem assim...
Raquel enganou o próprio pai, roubou seus ídolos e quando todos os que estavam com Jacó foram revistados por Labão, escondeu-os debaixo de si e falou que estava menstruada para não ser revistada.
Família difícil heim! Filho engana pai, mulher engana marido, irmão engana irmão. Uma das muitas lições que podemos aprender com esses camaradas é que o pecado tem suas conseqüências, e o engano é pecado.
Jacó teve que ir embora da terra dos seus pais e o cara que era rei da malandragem foi enganado mais tarde pelo seu sogro. Rebeca foi responsável pela maior briga que houve em sua família e provavelmente morreu sem nunca mais ter visto o filho que tanto amava. Labão perdeu as posses que conseguira a custa de Jacó e também o contato com suas filhas e seus netos e Raquel sem saber ganhou sentença de morte, pois Jacó havia dito que aquele com quem estivesse os ídolos de Labão não ficaria vivo, Raquel escondeu de todos, mas não de Deus, ao dar a luz ao seu segundo filho, a sentença proferida por Jacó foi cumprida, Raquel morreu.
Divisão, contenda, separação e morte foram geradas pelo pecado do engano. Fuja disto, seja autentico e verdadeiro, pois se você vive uma vida de mentiras ao seu tempo colherá as conseqüências.


Call Moreira

Nenhum comentário: